Mesa redonda e lançamento de livros marcam segunda noite da I Jornada da Educação

19 de Novembro de 2015

Práticas educativas, formação de professores e produção do conhecimento foi o tema da mesa redonda, na noite de ontem, 18, na I Jornada Científica da área da Educação do Centro Universitário UnirG. A comunidade acadêmica prestigiou também o lançamento de livros com a participação de professores da Instituição. O evento segue até esta sexta-feira, 20, no campus I.

mesa redondaA mesa redonda foi composta pelos professores, Me. Jackson Carlos da Silva, Me. Marcilene de Assis Alves Araújo, Me. Rosemeire Parada Granada, Me Edna Maria Cruz Pinho e Leda Maria Tomazzi. Dentre as autoridades presentes acompanhou as ações, a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay.

Jackson Carlos iniciou o debate destacando os saberes de professores. “Todos esses saberes são adquiridos com experiências dentro e fora das salas de aula. É um universo amplo, aprendemos até observando o comportamento dos colegas”, disse o professor.

Dentre as diversas abordagens mencionadas pelos profissionais na mesa redonda, a professora Marcilene Araújo fez uma retrospectiva histórica sobre a educação indígena. “Quando falamos sobre a formação de professores indígenas, percebemos um marco divisório em dois quadros, até 1990 e de 1990 aos dias atuais, com um novo paradigma”, mencionou Araújo.

Lançamento de livros

Durante o evento foram lançadas quatro obras. O livro Diálogos entre Letras: propostas em ensino, linguística e formação de professores, são das professoras Rosemeirelivro3 Parada Granada M. da Costa, Maria Elaine Mendes e Marcilene de Assis Alves Araújo, com a participação de vários professores da UnirG. “O livro reúne também quatro professores convidados da UFT e o conteúdo lida com a temática da Educação com foco em ensino, linguística e formação de professores”, afirmou Granada.

edna pA obra Projetos criativos na prática pedagógica: cantar e encantar a aprendizagem, de Maria José de Pinho, Marilza Vanessa Rosa Suanno e João Henrique Suanno, contém um texto da professora da UnirG, Edna Pinho.

“O livro destaca trabalhos de três projetos de investigações sobre práticas pedagógicas na escola do século XXI, vinculadas na rede internacional de escolas criativas. Há relatos de experiências de pesquisas no Tocantins e de grupos de Goiás, da UFG e UEG”, afirmou a professora Edna.

O texto dela destaca um projeto desenvolvido na Escola Municipal Orlindo Pereira Mota, em Gurupi. “É um material oriundo da minha pesquisa de mestrado em que aborda etnias, preconceito racial e a criatividade – Escola de mãos dadas com as diferenças: uma experiência de criatividade e colaboração no sul do Tocantins”, frisou a professora.

Foram lançados ainda os livros Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior e Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção.

Nesta tarde, a partir das 16h, haverá apresentação de pôsteres e à noite, a partir das 19h, haverá a palestra Trabalho docente e subjetividade: reflexos sobre os desafios da profissão, com a professora do Ceulp Ulbra, Me Adriana Ziemer Gallert. Já às 21h, será a Mostra do Pibid/UnirG.

Confira a programação completa aqui.

Fotos: Luiz Guilherme Brito - Ascom/UnirG