Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
28 de Outubro de 2015
Coaching na Saúde: mudando hábitos e buscando performance foi o tema da primeira palestra realizada no I Congresso Interdisciplinar da Saúde do Centro Universitário UnirG. O evento reúne mais de 1.400 acadêmicos e profissionais da área da saúde até amanha, 29.
O assunto foi abordado por Carlo André Santana, profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado médico-hospitalar.
Santana esclareceu o conceito de coaching que, segundo ele, “é uma relação de parceria (cliente e profissional) que revela ou liberta o potencial das pessoas para maximizar o desempenho. É uma forma de ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas”.
André chamou a atenção dos atuais e dos futuros profissionais em saúde, para que estejam atentos às necessidades dos pacientes que procuram atendimento. “O bom profissional não preocupa-se apenas com a reabilitação, trauma, ou com a doença, mas também com tudo aquilo que levou o paciente a essa condição. É importante saber questionar”, disse.
“Coaching trabalha com um plano de evolução, com metas e objetivos claros e assertivos. O objetivo é melhorar não apenas os aspectos físicos, mas também emocionais e comportamentais”, complementou Santana.
Em seguida a administradora de empresas e especialista em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, e assessora da Reitoria da UnirG, Luana Katiúcia de Oliveira Medrado, discorreu sobre o Empreendedorismo em Saúde.
De acordo com Medrado, “o profissional com visão empreendedora é criativo, inovador e ardente, ou seja, está atento às mudanças e se prepara para elas. Também é importante ter foco, empenho e garra”. Ela explicou que todas as pessoas possuem habilidades que necessitam ser aprimoradas. “O conhecimento está relacionado com as habilidades e com a atitude, ou seja, com o querer fazer”.
A palestrante lembrou que a imagem do profissional passa pela valorização da instituição de ensino na qual ele estuda. “Ao ingressar na faculdade o acadêmico já começa a construir a sua imagem. Quando o próprio estudante deixa de valorizar ou denigre a instituição de ensino, ele está prejudicando a sí mesmo e contaminando a percepção das outras pessoas sobre a sua formação".
Hoje, 29, às 14h, começa a exposição de trabalhos científicos nas salas 23, 24, 25 e 26 do campus II (bloco C). Os visitantes poderão conhecer os 147 trabalhos aprovados, sendo 124 na área de Epidemiologia, 18 de Relato de Caso e 05 de Ensaios Clínicos. Os três melhores painéis receberão certificado de trabalho destaque.
Às 19h terá início a palestra Políticas Públicas, com Gilberto Alfredo Pucca Júnior, doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e professor adjunto da Universidade de Brasília.
Em seguida o médico Eduardo Saavedra Sanchez, irá ministrar a palestra Prevençao da dor Neuropática.
Encerrando a segunda noite do evento, o enfermeiro do trabalho, e mestrando do Programa de Pós graduação Strictu Sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Felipe de Oliveira Rossone, irá falar sobre Acidente de Trabalho: o Psicossocial como fator de risco.
Durante o evento, Ligas Acadêmicas dos cursos envolvidos também promovem workshops e oficinas para o público em geral.
Confira a programação completa no site congressointerdisciplinar.unirg.edu.br