Outubro rosa: Árvore da Vida é exposta no campus II da UnirG

07 de Outubro de 2015

Pequenos laços de fita cor de rosa amarrados em arames de alumínio dão forma a Árvore da Vida, uma instalação que fica exposta durante todo o mês de outubro, no campus II do Centro Universitário UnirG. A obra é parte da campanha de prevenção contra o câncer de mama desenvolvida pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG (LAGO).

Arvore da VidaAlunos, professores e visitantes são convidados a compor a árvore, prendendo novos laços aos galhos. “Cada fita colocada representa um pensamento positivo para uma pessoa que luta contra o câncer”, afirma Thiago Delmondes Feitosa, membro da LAGO. A árvore foi confeccionada por Magdeleine Maria Traldi, mãe da presidente da Liga, a acadêmica Ana Carolina de Almeida Traldi, e os laços foram feitos pelos próprios alunos.

A obra tem cerca de dois metros e meio de altura e faz referência a uma instalação do artista Paulo Bordhin, que mede cinco metros. A obra original tornou-se um símbolo da campanha contra o câncer de mama, após ter sido exposta no Parque Ibirapuera em São Paulo, em 2014. Quando está repleta de laços, a árvore faz alusão ao ipê rosa, que mesmo não sendo adubado ou regado resiste ao clima seco, assim como as mulheres que conseguem vencer a doença.

Arvore da Vida Equipe Lago

“O objetivo da ação é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, com destaque para os exames preventivos. Se for descoberto no início o câncer tem possibilidades de cura, por isso é necessário informar as pessoas sobre o assunto”, explica o Thiago Delmondes.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele (não melanoma), correspondendo a cerca de 25% dos novos casos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, mas representa apenas 1% do total.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é de que sejam registrados 57.120 novos casos de câncer de mama em 2015.

Fotos/divulgação