Cerca de 290 estudantes participam do I Seminário Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho

02 de Outubro de 2015

Com o tema “Direitos fundamentais sociais e as relações de trabalho”, cerca de 290 acadêmicos do curso de Direito da UnirG participam nessa manhã da transmissão em tempo real das palestras promovidas pelI Seminário Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho. O evento teve início ontem, 01, e encerra hoje, 02, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins, em Palmas.

seminario direitoO Seminário é organizado pelas Escolas Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (EJUD 10) e Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Fazem parte da programação palestras sobre as novas tecnologias e o mundo do trabalho, e o Direito Processual Constitucional do Trabalho.

De acordo com o professor e coordenador assistente do curso, Horácio Toledo, a iniciativa da transmissão é fundamental e importante para difundir o conhecimento. “Essa ideia de relacionar a aplicação dos direitos fundamentais no âmbito do direito do trabalho é essencial para formação do profissional que tem o horizonte jurídico mais aprofundado. Ele conseguirá relacionar diversos ramos do direito na defesa de um futuro cliente”, avaliou.

O professor disse ainda que o tema é relevante pelo momento jurídico que o País vive em relação ao protagonismo da Constituição Federal e dos direitos fundamentais sobre todos os ramos da área jurídica.

Para o estudante do 10º período do curso, Rafael Madureira, essa facilidade da transmissãoseminario direito2 contribui muito no aprendizado dos acadêmicos que, por algum motivo, não puderam comparecer no evento. “Essa experiência irá trazer novos conhecimentos com palestrantes renomados que nos mostrarão uma visão e didática diferente”, ressaltou.

Em Palmas

Além da participação telepresencial, uma parte dos alunos e professores da UnirG também acompanha as atividades do evento em Palmas.

seminario savioNa tarde de ontem, o presidente da Fundação UnirG e professor do curso de Direito, Sávio Barbalho, presidiu a mesa na conferência de abertura sobre Direitos Fundamentais Sociais.

Segundo Barbalho, todo o evento gira em torno da efetivação dos direitos fundamentais, nestes incluindo os direitos sociais. Na palestra de abertura, a partir de casos concretos se debateu o tema. “A forma como se dá as relações de trabalho pode contribuir ou não para a efetivação destes direitos. O tema do congresso é de suma importância em nosso estado em especial se considerarmos que o Tocantins se encontra no quarto lugar de ocorrência de trabalhadores em situação análogas a de escravo”, ressaltou.

O presidente destacou ainda que o número considerável de inscritos possibilitou uma parceria com a Esmat. “Fui convidado a presidir a mesa em razão da participação da UnirG no eventoseminario direito palmas e por ter sido a Instituição  que mais inscreveu acadêmicos. A transmissão via satélite viabilizada através do convênio com a Esmat foi um importante instrumento para aumentar a participação dos alunos, além daqueles cujo translado a Fundação custeou”.

Também participam do evento os professores do curso Kádyan Gonzaga, Verônica Disconzi, Adilar Daltoé e Antonio Roveroni.