Curso de Jornalismo será ofertado no próximo vestibular da UnirG

01 de Outubro de 2015

O Conselho Superior do Centro Universitário UnirG aprovou o retorno do curso de Jornalismo para o vestibular 2016/1 da Instituição. Nesse processo seletivo serão ofertadas 30 vagas no período noturno e ainda o acesso imediato de 50% na mensalidade por meio do Crédito Estudantil da UnirG (CredUnirG), financiamento ofertado pela Instituição. A reunião do Conselho foi realizada na tarde da última terça-feira, 29.

Segundo a coordenadora de estágio do curso, Alessandra Duarte, com a nova proposta o curso da UnirG voltará a ter duração de 4 anos, sendo que antes eram 3,5 anos.  Com as novas diretrizes curriculares de Jornalismo, homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2013, a partir de ano que vem o curso deixará de ser bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) e passará a ser bacharel em Jornalismo.

“A formação passa a ser centrada no Jornalismo e não na Comunicação, sem impedir que o profissional tenha a visão geral para o empreendedorismo. No Jornalismo, o jornal impresso deixa de ser eixo principal de estudo e dá espaço ao digital, voltado para as novas mídias” explicou a professora.

Foi criado ainda o Núcleo de Disciplina Comum, que irá permitir que o ingressante  curse as matérias básicas em conjunto com disciplinas de Administração, Ciências Contábeis e Psicologia. O objetivo é otimizar as turmas e promover o fortalecimento das áreas das Ciências Sociais Aplicadas.

Outra novidade será o direito imediato do acesso de 50% no valor da mensalidade, por meio do CredUnirg. “Atualmente a mensalidade está em torno de R$ 700. Com o benefício o aluno não passará pelas exigências burocráticas, como a obrigatoriedade do fiador, e será automático resultando em uma mensalidade de cerca de R$ 350", afirmou. O crédito estudantil possibilitará o aluno quitar o benefício após sua formação.

Para o Pró-reitor de graduação e extensão, Marcos Gontijo, a ideia do Centro Universitário é renovar e manter o curso, por entender a importância dos profissionais de Jornalismo. “A Instituição tem o papel de formador de conhecimento nas diferentes áreas e reconhecemos que o Jornalismo além de formar o profissional está inserido em todas as demais áreas profissionais”, disse Gontijo.

Sobre a nova proposta da criação do Núcleo de Disciplina Comum o professor disse ainda que foi implantado tanto na área das Ciências Sociais Aplicadas quanto na da Saúde, para os cursos em baixa demanda. “A tendência das Instituições de Ensino em todo o país têm sido unificar a grade curricular. Estamos alinhando a nossa Instituição ao que está acontecendo nacionalmente, com intuito de reduzir custos e viabilizar a manutenção da oferta dos cursos existentes”, finalizou o pró-reitor.