Liga de Medicina participa de campanha no HRG e ensina a lavar as mãos e evitar doenças

16 de Setembro de 2015

O simples ato de lavar as mãos de maneira correta pode salvar vidas. Para orientar os visitantes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional de Gurupi (HRG), a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva (Ligami), do Centro Universitário UnirG e o Comitê de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HRG, participam até esta sexta-feira, 18, da campanha contra a Sepse – infecção generalizada.

sespse2Durante a semana os acadêmicos da Ligami estão ministrando mini palestras sobre a importância da lavagem de mãos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Estamos orientando aos visitantes, a maneira correta de lavarem as mãos. Um método simples, fácil, barato e eficiente de salvar vidas, evitando a Sepse”, disse a presidente da liga, Karla Souza da Costa.

Ainda conforme Costa, a campanha está tendo boa aceitação. “Os visitantes se impressionaram ao saber da existência de uma técnica específica para o ato de lavar as mãos. O próximo passo do trabalho será a sensibilização dos profissionais que trabalham na UTI”, disse ela.

Sepse

O Dia Mundial da Sepse é comemorado em 13 de setembro. A campanha é um projeto mundial dirigido pela Global Sepsissepse1 Alliance (GSA) ), uma organização sem fins lucrativos, que conta com a colaboração de 39 grandes entidades internacionais de profissionais. O slogan da campanha é Pare a Sepse, Salve Vidas.

Conforme dados da campanha, a estimativa de pacientes atingidos por ano no Brasil é de 400 mil, sendo que o número de óbitos está em torno de 50%, um dos maiores do mundo.

A Liga

A Ligami é composta por 13 acadêmicos, supervisionados pelos professores Ricardo Lindemberg e Luís Paulo da Silveira. A liga conta ainda com a colaboração dos professores Gustavo José Von Glehn, Geovanne Rossone, Marco Aurélio Cordeiro e Kadafe Cesar Ciel de Sousa.