Trabalho decente é tema de seminário promovido pela Unitins e UnirG

28 de Agosto de 2015

Foi realizada na manhã de hoje, 28, a abertura do Seminário Trabalho Decente: pela afirmação da dignidade da pessoa humana - Construção da Agenda Tocantins do Trabalho Decente”, organizado pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em parceria com o Centro Universitário UnirG. O evento teve a participação da Orquestra Jovem de Cordas do projeto Ciranda das Artes da Casa de Cultura da UnirG. As atividades seguem até 13h, no auditório do campus I da UnirG.

Seminario trabalho decente

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, da vice-reitora da UnirG, Janne Marques, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, João Bartholomeu Neto, do Procurador da República de Gurupi,  Walter José Mathias Junior, entre outras autoridades.

O seminário tem o objetivo de criar de forma participativa a Agenda de Trabalho Decente no Tocantins, elaborada com a colaboração de instituições e entidades para criação de políticas públicas voltadas para a erradicação do trabalho escravo.

Segundo Sávio Barbalho, presidente da Fundação UnirG, “infelizmente a sociedade ainda vivencia situações análogas ao trabalho escravo ou em condições degradantes. O espaço universitário é próprio para a criação de nova mentalidade sobre o tema e trazer para a sociedade a importância do conceito do trabalho decente”.

Seminario trabalho decente publicoDe acordo com Simone Brito, Pró-reitora de Extensão da Unitins, em 2013 o Tocantins assinou um protocolo de intenções junto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para se instituir o trabalho decente no Estado, o que deu origem ao programa Tocantins do Trabalho Decente. Para operacionalizar esse programa foi construido um plano de ação, a partir de três eixos: trabalho infantil; trabalho escravo; e saúde e segurança do trabalho.

“A sociedade precisa de profissionais críticos que atuem na perspectiva de respeito aos direitos humanos, por isso a importância da parceria com instituições de ensino. Dessa forma, alunos e professores também podem perceber essa área como campo de estudo e pesquisa”, destacou a Pró-reitora. O seminário também será realizado em Araguaína e Palmas.

Para a vice-reitora da UnirG, Janne Marques, “as discussões sobre a temática entre as instituições de ensino é valida para que o assunto possa ser inserido nas atividades acadêmicas e possamos contribuir com o desenvolvimento da cidade e do Estado”.

A primeira palestra da manhã foi ministrada pelo professor da UnirG, Paulo Henrique Costa Matos, sobre “Trabalho escravo e Trabalho Decente”.

Seminario trabalho decente PHCMPara o professor, o Brasil vive um momento de agravamento das condições de trabalho, com as terceirizações e revogação de direitos trabalhistas. Por isso, a sociedade deve entender o como as condições de trabalho influenciam a economia, a política e a própria postura dos cidadãos.

“Há quem não acredite que exista o trabalho escravo, mas hoje são várias as cadeias produtivas envolvidas com o trabalho indecente. Desde 2013 são registrados mais casos de trabalho escravo nas cidades do que no campo, em setores como a construção civil, confecções ou restaurantes. O consumismo exacerbado prejudica inúmeras pessoas e é importante que haja essa consciência”, destacou Matos.

O evento tem como parceiros a UnirG, Secretaria Estadual de Proteção e Defesa Social – SEDPS/TO, Secretaria Estadual de Assistência Social (SETAS-TO), Pastoral da Terra, COERT/TO, CEREST/TO, Ministério Público Federal no Tocantins (MPF),SESAU/Gerência de Saúde do Trabalhador-CEREST/TO e Ministério Público do Trabalho (MPT).