Orquestra Jovem de Cordas da UnirG emociona público em apresentação com maestro João Carlos Martins

21 de Agosto de 2015

“A música é uma missionária perante os jovens, sempre traz paz, emoção e nunca a violência”, declarou o maestro João Carlos Martins sobre a importância do ensino de música clássica para crianças. Para ele, a arte ultrapassa barreiras por meio da inclusão social e, além disso, “explica a existência de Deus”.

Orquestra Jovem de Cordas 1Essas e outras mensagens de esperança, engajamento social, perseverança, fé e alegria introduziram a apresentação da Orquestra Jovem de Cordas do projeto Ciranda das Artes da Casa de Cultura da UnirG, na última quarta-feira, 19, durante a palestra show do maestro João Carlos Martins na Fenepalmas 2015, em Palmas. Mais de 700 pessoas, entre elas o Governador do Tocantins, Marcelo Miranda, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, e outras autoridades, puderam conhecer o trabalho desenvolvido há três anos com crianças e adolescentes com idade entre 9 e 16 anos de escolas públicas de Gurupi.

O maestro João Carlos Martins, que já desenvolve projetos sociais que atendem cerca de 6.700 crianças em São Paulo, aceitou o pedido da orquestra e regeu o grupo na execução da 9ª Sinfonia de Beethoven. Em seguida, a Orquestra também tocou Asa Branca (Luiz Gonzaga) e a música tema do filme Piratas do Caribe regida pelo professor do Ciranda das Artes, Jhonata Araujo.

Orquestra Jovem de Cordas“A participação do grupo no evento superou as expectativas. Certamente é um marco na história do Ciranda das Artes e nosso desejo é que o maestro seja um padrinho do projeto. Também foi um incentivo para que os membros da orquestra se dediquem cada vez mais aos estudos e vejam no maestro um exemplo a ser seguido”, disse a gestora da Casa de Cultura da UnirG, Sheyla Carvalho.

Para Marcos Paulo Martins, aluno de violino da orquestra há um ano, a trajetória do maestro é uma lição de vida. “Fiquei muito emocionado ao ouvir a história e perceber a dedicação dele. Sempre quis cursar faculdade de Direito, mas agora também sei que preciso me empenhar muito mais nos estudos de música e já comecei a fazer isso”, disse. Sobre a apresentação, Marcos Paulo afirma que “o maestro transmitiu segurança, o que acalmou o grupo que inicialmente estava apreensivo”.

A Orquestra é parte do Projeto Ciranda das Artes mantido pela Fundação UnirG, em parceria com a iniciativa privada, por meio da Construtora Asas, Madesil Casa & Construção, Madeireira São Judas Tadeu e Terra Forte Atacadista.

Segundo Thomas Edson Sakai, responsável pela Construtora Asas, “o projeto tem o objetivo de promover mudanças sociais e desenvolver nos jovens uma visão diferente sobre a vida. A experiência de tocar com um maestro como João Carlos Martins é um estímulo e serve para que eles percebam e acreditem que com talento e trabalho é possível ir mais longe”.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, "eventos como esse justificam a importância da parceria entre setores públicos e privados no desenvolvimento de atividades culturais inclusivas, em especial, de projetos que tenham cunho social".

Tela Joao CarlosAo final da palestra, João Carlos Martins foi presenteado com uma tela produzida pelo professor do projeto Ciranda das Artes, Henrique Viegas. “A obra é um retrato do maestro acompanhado de elementos que representam as vivências do músico: o piano, a alegria e ainda um trecho de uma obra de Johann Sebastian Bach, já que João Carlos é internacionalmente conhecido pela qualidade na interpretação das composições do compositor alemão”.

A Fenepalmas é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e tem como parceiros o Governo do Estado, Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), Prefeitura de Palmas, Faciet, CDL Palmas, Sebrae Tocantins, Fecomércio-TO, e Sistema Fieto

Orquestra Jovem de Cordas plateiaOrquestra Jovem de Cordas 4 Orquestra Jovem de Cordas 5

Fotos: Jorineu Costa / Ciranda das Artes