Estresse gera doenças, destacam estudos do curso de Psicologia

19 de Junho de 2015

Depressão, ansiedade generalizada e transtornos mentais são algumas das doenças geradas pelo estresse. O termo, que tornou-se popular com o ritmo acelerado da vida moderna, é uma reação a determinadas situações, que vem acompanhada por sintomas físicos e psicológicos.

estresse geral“As reações psicológicas ocasionadas pelo estresse se caracterizam por falta de motivação, tristeza e angústia, enquanto que os sintomas físicos são dores de cabeça, tensão muscular, diarreia, dentre outros. Quando o estresse não é tratado os sintomas físicos se agravam podendo gerar doenças”, disse o professor do curso de Psicologia da UnirG, Vinícius Lopes Marinho.

O professor, acompanhado pelo acadêmico Kaio Felipe Jorge Abadia e a professora Carla Ferreira Leite, representarão um grupo de pesquisadores do curso de Psicologia da UnirG, durante apresentação de quatro trabalhos científicos sobre o assunto, nos próximos dias 23 a 26, no 15º Congresso de Stress da International Stress Management Association (ISMA-BR), em Porto Alegre/RS.

“A reação está presente em todos os aspectos cotidianos. No trabalho, ela é tida como estresse ocupacional, uma das principais causas de desequilíbrio, queda de produção e absenteísmo (ausências e faltas no trabalho)”, disse o professor.

Vinícius Lopes destaca que a qualidade de vida está relacionada. “Condições de trabalho, a melhoria do ambiente físico são fatores que melhoram a produtividade e a qualidade de vida do trabalhador. Em cada local há uma fonte estressora como a remuneração, relacionamento interpessoal e até mesmo o ambiente de trabalho”, frisou.

estresse geral 1O pesquisador explica que o indivíduo deve aprender as estratégias de enfrentamento para minimizar os sintomas. “Antes se falava em prevenir, hoje se fala em enfrentar porque o estresse também está presente em momentos bons, como por exemplo, uma pessoa passa em um concurso público e muda de cidade, a mudança pode ser uma fonte estressora”, afirmou Lopes.

O estresse está caracterizado por quatro fases: começa com um estado de alerta, avança para a fase de resistência, seguida pela quase exaustão, quando o indivíduo começa a perder as forças, chegando à fase mais grave, a exaustão, com todos os agravamentos dos sintomas.

Nas pesquisas da UnirG as fases predominantes foram a de alerta e de resistência. Os trabalhos foram sobre o estresse vivenciado por técnicos de Enfermagem do Hospital Regional Público de Gurupi-TO, docentes da UnirG, professores da Rede Municipal de Cariri/TO e estudantes do curso.

Conforme o professor, todos os quatro trabalhos detectaram níveis consideráveis de estresse, “que apontam necessidade de criar programas de enfrentamento específicos em cada local como intervenção para combater o estresse”.

Pesquisas

estresse educacao

Os trabalhos desenvolvidos foram:

Prevalência de estresse e fontes estressoras em estudantes do último período do curso de Psicologia do Centro Universitário UnirG” da Daiane Ferreira da Silva, e docente Vinicius Lopes Marinho;

Prevalência de estresse e fontes estressoras em professores do curso de Psicologia do Centro universitário UnirG de Gurupi-TO”, das egressas Helloysa Chayane de Melo Reis, Vanídia Cagliero da Silva Barbosa e docente Vinicius Lopes Marinho;

estresse saude

Nível de stress e fontes estressoras em técnicos de Enfermagem do Hospital Regional Público de Gurupi-TO”, do docente do docente Vinicius Lopes Marinho e acadêmico Kaio Felipe Jorge Abadia.

Estresse nos professores de uma escola da Rede Municipal de Cariri-TO“, das egressas Bruna Gomes do Carmo, Noemi Sousa Torres e docente Carla Ferreira Leite.

Congresso

O Brasil é o 12° país integrante da ISMA, a mais antiga e respeitada associação, sem fins lucrativos, de caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo.

Durante o 15º Congresso de Stress da ISMA-BR será realizado também o 17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

O evento abordará o “Trabalho, Stress e Saúde: o engajamento na prevenção do burnout – da teoria à ação”.

*Com informações do http://www.ismabrasil.com.br