Plantas medicinais são destaques em oficina na UnirG

05 de Junho de 2015

Na tarde da última quarta-feira, 03, foi ministrada uma oficina sobre plantas medicinais para as agentes de saúde, que atuam no programa Boquinha do Bebê, em Gurupi. A oficina ocorreu no laboratório de Farmacobotânica e Farmacognosia, no campus II, da Instituição.

medicinais1“O objetivo foi de oferecer informações sobre o uso adequado e os cuidados das plantas medicinais para as agentes de saúde, profissionais que realizam um trabalho muito importante para a comunidade”, disse a professora curso de Farmácia do Centro Universitário UnirG, Drª Karin Collier.

A agente de saúde Marly Brito aprovou a iniciativa. “Nós trabalhamos com gestantes, hipertensos, diabéticos e outros, sendo importante estar bem informado, aprender e repassar as informações para a comunidade”, disse ela.

A coordenadora do Programa Boquinha do Bebê, a professora Rise Rank, acompanhou a oficina. “é fundamental envolver as mulheres, agentes de saúde e mães, nessas informações porque muitas vezes elas sentem dificuldade na utilização adequada de medicamentos”, afirmou.

A professora Karin Collier e acadêmicos de Farmácia desenvolveram uma cartilha que orienta sobre a indicação, as formas de preparo e até os malefícios do consumo indiscriminado das plantas medicinais mais utilizadas na região.

A cartilha contém ainda informações sobre a erva-cidreira, babosa, camomila, boldo, sucupira, capim santo, coentro, gengibre, hortelã, goiabeira, romã, entre outros. O intuito é esclarecer à população local sobre a importância do uso das plantas, ervas e frutos medicinais com conhecimento científico.

“A intensão do contato com as agentes de saúde também permitiu mostrar a cartilha para verificar se a linguagem está adequada para a publicação”, frisou Collier.

A cartilha será impressa e disponibilizada no site da UnirG. Em breve a publicação será distribuída gratuitamente à população. O trabalho foi desenvolvido por alunos do curso de Farmácia.