Mais de cem voluntários da UnirG participam do Ação Global 2015

01 de Junho de 2015

Milhares de pessoas participaram no último sábado, 30, de mais uma edição do Ação Global 2015, no Sesi de Gurupi. Mais de 100 acadêmicos voluntários do Centro Universitário UnirG estiveram envolvidos em diversas atividades que levaram Saúde, Educação, Cidadania, Esporte, Lazer e Cultura aos visitantes do evento.

Abertura Acao Global 1A solenidade de abertura foi realizada com a presença da vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lélis, do Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, entre outras autoridades. Representando a UnirG estiveram a reitora, Lady Sakay, e o chefe de gabinete da Fundação UnirG, Ronaldo Soares, representando o presidente, Sávio Barbalho.

“Os voluntários da UnirG estão colaborando significativamente com mais este projeto que é uma verdadeira lição de cidadania. Estas vivências permitem que os acadêmicos tenham percepção das reais necessidades da população, o que contribui para a formação integral desses futuros profissionais”, disse a reitora Lady Sakay.

Abertura Acao Global

Para o chefe de gabinete da Fundação UnirG, Ronaldo Soares, “o Ação Global é uma iniciativa importante que atende a população de Gurupi e região. É uma parceria que a UnirG apoia, pois beneficia os acadêmicos e a comunidade”.

A vice-governadora do Estado, Cláudia Lélis, destacou a relevância das entidades parceiras. “Esta é uma força tarefa, com voluntários mobilizados que dedicam o dia para prestar serviços à população”.

Segundo a gerente executiva do Sesi Tocantins, Olívia Coelho, é importante a presença de instituições de ensino superior em eventos desta natureza. “Só temos a agradecer a UnirG, uma importante instituição do sul do Tocantins, que brilhantemente tem envolvido seus acadêmicos em ações de voluntariado”.

Serviços

Ação Global OdontoNa área da saúde, um dos cursos engajados no Ação Global foi Odontologia, com a Estação Sorriso. De forma lúdica, animada e interativa, crianças participaram de brincadeiras com os professores e acadêmicos do curso. “O objetivo é despertar na criança o interesse pelos cuidados orais e aqui estamos brincando, mas sempre falando sobre higiene e saúde”, explicou o professor Ed Wilson César.

Ação Global Odonto 1Eliene Azevedo, mãe de Hyago Henrique de 4 anos, levou o filho para receber aplicação de flúor e aprovou os serviços da Estação Sorriso. “É fundamental que a criança cresça sabendo que deve cuidar dos dentes. Excelente o trabalho que está sendo feito aqui”, disse. Na ocasião também foram realizadas restaurações preventivas, consultas odontológicas e distribuição de kits de higienização.

No Ação Global, dona Rizalva Coelho Parente, de 62 anos, fez pela primeira vez uma  avaliação física, serviço que foi oferecido pelo curso de Educação Física. “Está tudo bem com meu peso e a pressão também está em dia. Muito bom esse atendimento”, disse. Na avaliação, Rizalva também verificou o índice de massa corporal (I.M.C), peso gordo, peso magro, além do percentual de gordura.

Açao Global EFA Educação também foi destaque no Ação Global. Vinte e cinco voluntários dos cursos de licenciatura, membros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), fizeram teatro de fantoches, pintura facial, contaram estórias infantis, entre outras atividades.

“O exercício da profissão exige que o professor tenha contato direto com a população. A participação dos acadêmicos dos cursos da Educação em um evento como o Ação Global contribui com a formação total dos acadêmicos, que conhecem aqui, um pouco mais das demandas sociais”, afirma a coordenadora do Pibid, professora Maria Cícera Celidônio.

Para os acadêmicos que participam dos atendimentos, a experiência é enriquecedora. “Em situações como esta temos a oportunidade de conhecer muitas pessoas e casos clínicos diferentes, o que nem sempre é possível em um estágio convencional. É bom porque podemos ajudar e também aprender”, disse Maressa Borges, aluna do 7º período de Odontologia.

A mesma opinião é compartilhada por Vônia Maria Lemos, do 2º período de Pedagogia. “Quando interagimos com as pessoas e oferecemos um pouco do nosso conhecimento também somos favorecidos. É uma experiência valiosa”, avalia.

Segundo o Sesi Tocantins, o Ação Global deste ano realizou 35 mil atendimentos. O evento é uma realização do Sesi e Rede Globo em todo o País.