Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
12 de Maio de 2015
O mais jovem curso do Centro Universitário UnirG realizou na noite de ontem, 11, a abertura da 1ª Semana da Engenharia, que contou com a presença de professores, profissionais e estudantes da área. O evento segue até sexta, 15, no campus I, com cerca de 150 participantes.
Estiveram presentes o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a Reitora, Lady Sakay, a vice-reitora e coordenadora interina do curso de Engenharia Civil, Janne Marques, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, João Bartholomeu Neto e o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Marcos Gontijo.
Abrindo a solenidade, a reitora da Instituição, Lady Sakay, falou sobre as contribuições que a Engenharia dará ao desenvolvimento da região. “É um curso que deve ser, principalmente, forte e inovador. A tendência é que seja voltado para as questões econômicas, mas sem anular aspectos como a sustentabilidade. Será voltado para questões regionais, porém sem perder as características nacionais”.
No mesmo pensamento, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, disse que os futuros engenheiros devem fazer a diferença na sociedade. “O profissional deve conhecer os problemas sociais e desenvolver projetos sustentáveis, condizentes com as necessidades da população. Esse compromisso é importante para que haja o desenvolvimento da região”.
De acordo com o Presidente da comissão organizadora do evento, professor Antonio Jerônimo Netto, a 1ª Semana da Engenharia tem o objetivo de debater temas relevantes na área da construção civil, com destaque para as inovações tecnológicas.
A primeira palestra do evento foi ministrada por Marcelo Costa Maia, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins, que falou sobre a “Atuação e novas perspectivas do CREA/TO”.
Maia abordou as oportunidades para os profissionais da área e a missão do Conselho. “A estimativa é de que seriam necessários 15 mil engenheiros civis para suprir as necessidades do mercado brasileiro atualmente. As oportunidades existem, basta que o profissional tenha boa formação e trabalhe com ética”.
O vice-presidente do CREA/TO, João Alberto Rodrigues Aragão, também frisou a atuação da entidade como órgão fiscalizador.
Para o estudante Marcos Nascimento, a Semana da Engenharia proporciona o contato dos alunos com profissionais experientes da área. "O relato de quem já está no mercado auxilia os alunos a entenderem melhor as áreas de atuação da Engenharia e ainda o futuro da profissão", disse.
Programação
O evento segue hoje com destaque para o 1º Concurso de pontes de macarrão. No desafio as equipes formadas por alunos irão apresentar as pontes construídas com macarrão do tipo espaguete e material colante.
A estrutura será avaliada por uma equipe de jurados, que irá averiguar a capacidade de suportar carga (mínima de 5 kg) e ainda as características estéticas da ponte. A equipe campeã será premiada com R$ 200 e certificado; a vice-campeã receberá R$ 100 e certificado e a terceira colocada receberá certificado.
Confira a programação completa do evento clicando aqui