Começa a 1ª Semana da Engenharia

12 de Maio de 2015

O mais jovem curso do Centro Universitário UnirG realizou na noite de ontem, 11, a abertura da 1ª Semana da Engenharia, que contou com a presença de professores, profissionais e estudantes da área. O evento segue até sexta, 15, no campus I, com cerca de 150 participantes.

20150511 202537Estiveram presentes o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a Reitora, Lady Sakay, a vice-reitora e coordenadora interina do curso de Engenharia Civil, Janne Marques, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, João Bartholomeu Neto e o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Marcos Gontijo.

Abrindo a solenidade, a reitora da Instituição, Lady Sakay, falou sobre as contribuições que a Engenharia dará ao desenvolvimento da região. “É um curso que deve ser, principalmente, forte e inovador. A tendência é que seja voltado para as questões econômicas, mas sem anular aspectos como a sustentabilidade. Será voltado para questões regionais, porém sem perder as características nacionais”.

20150511 204430No mesmo pensamento, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, disse que os futuros engenheiros devem fazer a diferença na sociedade. “O profissional deve conhecer os problemas sociais e desenvolver projetos sustentáveis, condizentes com as necessidades da população. Esse compromisso é importante para que haja o desenvolvimento da região”.

De acordo com o Presidente da comissão organizadora do evento, professor Antonio Jerônimo Netto, a 1ª Semana da Engenharia tem o objetivo de debater temas relevantes na área da construção civil, com destaque para as inovações tecnológicas.

20150511 204122A primeira palestra do evento foi ministrada por Marcelo Costa Maia, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins, que falou sobre a “Atuação e novas perspectivas do CREA/TO”.

Maia abordou as oportunidades para os profissionais da área e a missão do Conselho. “A estimativa é de que seriam necessários 15 mil engenheiros civis para suprir as necessidades do mercado brasileiro atualmente. As oportunidades existem, basta que o profissional tenha boa formação e trabalhe com ética”.

O vice-presidente do CREA/TO, João Alberto Rodrigues Aragão, também frisou a atuação da entidade como órgão fiscalizador.

Para o estudante Marcos Nascimento, a Semana da Engenharia proporciona o contato dos alunos com profissionais experientes da área. "O relato de quem já está no mercado auxilia os alunos a entenderem melhor as áreas de atuação da Engenharia e ainda o futuro da profissão", disse.

Programação

semana da engenhariaO evento segue hoje com destaque para o 1º Concurso de pontes de macarrão. No desafio as equipes formadas por alunos irão apresentar as pontes construídas com macarrão do tipo espaguete e material colante.

A estrutura será avaliada por uma equipe de jurados, que irá averiguar a capacidade de suportar carga (mínima de 5 kg) e ainda as características estéticas da ponte. A equipe campeã será premiada com R$ 200 e certificado; a vice-campeã receberá R$ 100 e certificado e a terceira colocada receberá certificado.

Confira a programação completa do evento clicando aqui