UnirG oferece curso de Letras com habilitação em Libras

06 de Maio de 2015

A partir do segundo semestre deste ano, o curso de Letras do Centro Universitário UnirG estará oferecendo a graduação com habilitação em Português/Libras (Língua Brasileira de Sinais). A oferta foi lançada no vestibular 2015/2, que está com inscrições abertas até no próximo dia 24, pelo site www.unirg.edu.br.

Vestibular 2015 2A coordenadora do curso de Letras, professora Maria Elaine Mendes destaca os avanços que vêm sendo conquistados na área de Libras desde que a atividade foi regulamentada por meio da Lei nº 12.319, em 2010.

“O profissional de Libras é requisitado no meio empresarial; em eventos como seminários, congressos e conferências; e no âmbito educacional, como cursos técnicos, graduação e pós-graduação, concursos federais, estaduais e municipais e, em todas as ocasiões que exigem a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência”, disse ela.

O graduado em Letras Português/Libras pode atuar ainda, desenvolvendo atividades como crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, intérprete, roteirista, agente literário, editor, revisor de textos, escritor, dentre outras.

“Na carreira docente, o salário inicial do professor de ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino, por exemplo, está em torno de R$ 3.500,00, com uma jornada de 40 horas de trabalho semanal”, completou a coordenadora.

De acordo com o último censo do IBGE, 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Esses dados representam 5,1% da população brasileira. “A tendência da profissão é crescer cada vez mais. Desde 2005, a língua de sinais é atividade obrigatória em cursos de formação de professores e profissionais da educação”, frisou ela.

A professora destacou ainda que em 2012, foi sancionada uma lei que cria vagas para tradutor e intérprete de libras e para revisor de textos em braile nas instituições federais de ensino, que são preenchidas por concurso. “As Universidades Federais e Institutos Federais de Educação têm oferecido as vagas para profissionais com formação em Letras/Libras e não tem preenchido as vagas por falta de formação na área”.

Letras na UnirG

Na Instituição, o acadêmico tem oportunidade de aprendizado no atendimento a pessoas com deficiência, por meio de um trabalho pioneiro no Estado, o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life). O laboratório é o melhor e mais atualizado na região norte do País.

A UnirG conta também com um Centro de Línguas, que oferta cursos de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, atendendo alunos do 6º ao 9º ano de escolas da rede municipal de ensino de Gurupi.

Financiamento

O curso de Letras conta com o crédito estudantil da própria Instituição, o Crediunirg. O benefício financia até 50% do valor das mensalidades e o acadêmico terá um ano de carência após a conclusão do curso para iniciar o pagamento do débito ao Crediunirg. O aluno tem direito à contratação direta ao crédito, sem necessidade de processo seletivo para este fim.

O curso também participa do Projeto Pibid com financiamento de bolsas de estudo da Capes no valor de R$ 400 para os acadêmicos que participam do programa.

A UnirG oferece nesse vestibular 960 vagas distribuídas em 15 cursos. O valor da inscrição varia entre R$ 50 a R$ 130.

O edital do vestibular 2015/2 pode ser lido aqui