Programa Ciência sem Fronteiras divulga requisitos para seleção

27 de Abril de 2015

A coordenação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) publica os requisitos da seleção aos acadêmicos interessados em se preparar para a abertura dos editais. O CsF estimula o intercâmbio de conhecimento, proporcionando a ida de acadêmicos a outros países para estudar nos mais renomados centros de pesquisa do mundo.

CsFConforme a coordenadora do CsF no Centro Universitário UnirG, professora Me. Rosemeire Parada Granada, as bolsas de graduação-sanduiche permitem ao aluno cursar uma parte da graduação em outro país e estudar o idioma do país sede.

“No momento não há chamadas abertas, temos que ficar atentos ao site do CsF. Na ocasião da abertura iremos divulgar os procedimentos no site da UnirG e agendar os atendimentos aos estudantes interessados em participar”, disse Granada.

Conheça os requisitos

O acadêmico deve ser brasileiro naturalizado; ter sido classificado com no mínimo 600 pontos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação relacionados às áreas ofertadas na chamada pública; possuir bom desempenho acadêmico, tendo integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos, dentre outros. Os alunos de cursos de saúde deverão verificar a restrição total ou parcial (ciclo clínico) para cada uma das chamadas.

Será dada preferência aos candidatos que foram agraciados com prêmios em olimpíadas científicas no país ou exterior e ter tido ou estar usufruindo de bolsa de iniciação científica do CNPq (PIBIC) ou do PIBID da CAPES.

“A elegibilidade do curso de graduação, o nível de proficiência exigido e a nota do Enem são verificados pela equipe do CsF na pré-seleção dos candidatos, não devendo assim ser motivo de não homologação de candidatos”, disse Granada.

Os benefícios incluem mensalidade de bolsa, auxílio-instalação, passagens aéreas e seguro saúde. A duração da bolsa será de seis a 12 meses, podendo ser estendida em até 15 meses quando incluir curso de idioma.

Instituto de Idiomas na UnirG

Para dar suporte, motivação e qualificação dos acadêmicos interessados, a nova gestão do CsF na UnirG e a coordenação do curso de Letras visam à criação de um Instituto de Idiomas na Instituição, com previsão de funcionamento a partir do primeiro semestre de 2016.

“A iniciativa é da Coordenação de Letras que tem dentre suas finalidades, atender acadêmicos de todos os cursos da Instituição pra promover uma formação qualificada em língua estrangeira que possibilite o acesso a programas como o CsF”, disse Rosemeire Granada.

A equipe do Programa Ciência sem Fronteiras na UnirG é composta também pela professa Me. Maria Elaine Mendes.

O CsF é uma parceria entre os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC), por meio do CNPq e Capes.

Mais informações com a Coordenação do Programa, pelo endereço eletrônico cienciasemfronteiras@unirg.edu.br, ou pelo (63) 8436-2669.

Conheça as áreas contempladas e informações adicionais no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br