Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
18 de Setembro de 2018
No mês de prevenção ao suicídio, acadêmicos da Liga Acadêmica de Saúde Emocional Acadêmica (Lase) em parceria com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) realizam uma ação que estimula a expressão das emoções.
A partir da noite de hoje, 18, até no próximo dia 28, as caixas amarelas estarão distribuídas no campus II (bloco A, 1º piso e bloco B, 2º piso), em que a comunidade acadêmica poderá depositar bilhetes ou cartas em que relate algum tipo de sofrimento emocional.
“Às vezes a pessoa tem dificuldades em falar daquilo que a aflige, porém, o ato de escrever também promove alívio. Ninguém é obrigado a se identificar, mas quem desejar pode anotar um número de telefone para contato, e os membros do NAP entrarão em contato convidando a pessoa para um atendimento gratuito de acolhimento”, explica a vice-presidente da Lase e estudante do 7º período de Psicologia, Julianna Aragão Sá.
As cartas e bilhetes serão recolhidos diariamente e lidos em absoluto sigilo por acadêmicos de Psicologia sob a supervisão de professores orientadores.
Quem desejar também pode receber um breve atendimento no NAP, localizado no campus II (bloco B, 1º piso), de segunda a sexta-feira, no horário das 07 às 11h e de 13 às 17h. À noite, o atendimento é das 19 às 22h, às segundas e terças-feiras.
Os alunos da Liga Acadêmica de Saúde Emocional Acadêmica são orientados pelas professoras Fernanda Bogarin. A coordenação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é de responsabilidade da professora Vânia Caixeta e Kennya Teixeira.
Prevenção ao suicídio
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua em todo o País e também oferece apoio emocional de forma gratuita. O atendimento é sigiloso pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br.