“Deposite sua dor”: acadêmicos de Psicologia realizam ação durante o setembro amarelo

18 de Setembro de 2018

No mês de prevenção ao suicídio, acadêmicos da Liga Acadêmica de Saúde Emocional Acadêmica (Lase) em parceria com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) realizam uma ação que estimula a expressão das emoções.

3-psicoA partir da noite de hoje, 18, até no próximo dia 28, as caixas amarelas estarão distribuídas no campus II (bloco A, 1º piso e bloco B, 2º piso), em que a comunidade acadêmica poderá depositar bilhetes ou cartas em que relate algum tipo de sofrimento emocional. 4-psico

“Às vezes a pessoa tem dificuldades em falar daquilo que a aflige, porém, o ato de escrever também promove alívio. Ninguém é obrigado a se identificar, mas quem desejar pode anotar um número de telefone para contato, e os membros do NAP entrarão em contato convidando a pessoa para um atendimento gratuito de acolhimento”, explica a vice-presidente da Lase e estudante do 7º período de Psicologia, Julianna Aragão Sá.

As cartas e bilhetes serão recolhidos diariamente e lidos em absoluto sigilo por acadêmicos de Psicologia sob a supervisão de professores orientadores.

Quem desejar também pode receber um breve atendimento no NAP, localizado no campus II (bloco B, 1º piso), de segunda a sexta-feira, no horário das 07 às 11h e de 13 às 17h. À noite, o atendimento é das 19 às 22h, às segundas e terças-feiras.

1-psicoOs alunos da Liga Acadêmica de Saúde Emocional Acadêmica são orientados pelas professoras Fernanda Bogarin. A coordenação2-psico do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é de responsabilidade da professora Vânia Caixeta e Kennya Teixeira.

Prevenção ao suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) atua em todo o País e também oferece apoio emocional de forma gratuita. O atendimento é sigiloso pelo telefone 188 e pelo site www.cvv.org.br.