Egressa da UnirG inicia empresa com apoio da Inovo

10 de Novembro de 2020

Para alguns acadêmicos, o vínculo com a Universidade pode acabar no momento da conclusão do curso, quando ingressam no mercado de trabalho. Para outros, ele se mantém. É o caso da engenheira civil Irismar Genuíno, que se formou na área pela Universidade de Gurupi - UnirG. Ela conta com a Instituição, por meio dos serviços da Incubadora de Empresas da UnirG (Inovo), para ajudá-la administrar o negócio.

A egressa de Engenharia Civil, também conhecida como Iris, é formada desde dezembro de 2019. Iris conta que já conhecia o trabalho desenvolvido pela incubadora. “Me inscrevi na seleção de projetos, apresentei minha proposta de implantação da empresa e fui selecionada”, conta a dona da empresa Studio IG Engenharia e Interiores, que foi fundada em 15 de maio deste ano, já na incubadora.

O Studio IG trabalha na elaboração de Projetos Residenciais, Comerciais e de Interiores. “Por causa da pandemia, não oficializei o processo de abertura da empresa com geração de CNPJ, pois posso trabalhar como profissional liberal. Mas está no meu cronograma, fazer até dezembro. O suporte da Inovo está propiciando esse início que é tão difícil. Temos um acompanhamento e consultores da incubadora de primeira linha nos dando suporte”, indica Iris.

Suporte, parcerias entre Inovo e Sebrae e outras entidades que ajudam a realizar a ideia do empreendimento, além da divulgação da empresa em vários eventos. Esses foram alguns dos atrativos que a engenheira encontrou para incubar. “Já cumprimos a meta de fazer o Plano de Negócio da empresa. Diante da covid-19, fomos orientados a superar situações adversas que podem surgir no mercado, criar novos nichos ou adaptar a forma de atendimento”, detalha.

Entre os serviços oferecidos às startups incubadas, estão o suporte técnico, capacitações e palestras para empreendedores e espaço físico de qualidade para o ponto da empresa. O custo desses serviços é inferior ao do mercado convencional. “Pra quem está começando, a incubadora é ótima. Dá oportunidade de investir minimamente em um espaço e ter uma assessoria técnica para você elaborar um Plano de Negócio”, ressaltou Iris.

Desde sua fundação, um dos objetivos do Studio IG era trabalhar ao máximo com os recursos tecnológicos disponíveis na engenharia e na comunicação. A empresa oferece consultoria online e todos os projetos são apresentados em maquete 3D ao cliente, que pode acessá-la de qualquer lugar e ter uma ilustração realista do resultado do projeto. Outro recurso é a maquete animada, que facilita o entendimento do cliente e dos executores do serviço.

“Quando é aberta uma empresa, por melhor que seja aquela ideia, talvez não seja o que o cliente queira comprar. Então, incubar é isso, um “namoro” com o mercado de trabalho. É você testar, ver se aquele produto ou serviço realmente tem uma procura, antes de investir um grande capital. Pra mim, o ponto forte dela pro meu negócio é esse: a testagem. Ela está sendo meu laboratório”, finaliza a empresária.

Inovo

O objetivo da Inovo é apoiar empreendimentos que nascem de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Universidade e também em meio à comunidade local. Com foco em inovação, a incubadora estimula a cultura empreendedora regional por meio dos serviços que presta às empresas instaladas no local. A incubação acompanha desde as fases iniciais até a graduação do negócio, momento em que consegue se expandir.

A Inovo tem duas vagas disponíveis para empresas que desejam ingressar na incubadora. Para concorrer às vagas, é necessário participar do Processo Seletivo descrito no edital, encontrado na aba “editais” pelo link http://www.unirg.edu.br/inovo/#inovo_edital. A primeira parte da inscrição, será efetuada exclusivamente via internet, pelo site https://sei.unirg.edu.br/visaoCandidato/homeCandidato.xhtml.

(Texto produzido com a colaboração de Ana Caroliny de Oliveira Neuberger – estudante de Jornalismo da UnirG)