dissertation defence questions phd thesis collection dissertation critique le survenant phd thesis critique essay writing service reviews uk

LOGO DO PAPEL TIMBRADO

 

Área do Conhecimento: Educação Física.

Responsável: Prof. Esp. Adriano Rodrigues da Costa.

Assistente Técnico Administrativo: Joaquim Rodrigues de Oliveira Júnior.

Estagiários de Educação Física: Thayane Barros, Lorrayne Souza, Yonara Coutinho, Isabela Maria Fonseca da Silva, Luanna Bezerra da Silva.

O curso de Educação Física há mais de 10 anos contribui para a extensão universitária da instituição, desenvolvendo projetos junto à comunidade gurupiense. Ao longo desses anos foram oferecidas atividades nos projetos: Caminhar saudável; Paidéia: para além da iniciação esportiva; Circuito de Avaliação e desenvolvimento da marcha, do equilíbrio e do condicionamento físico em idosos; Casa do atleta; Núcleo de vivências corporais; Vida Saudável.  O Circuito de Avaliação e desenvolvimento da marcha, do equilíbrio e do condicionamento físico em idosos e a Vida Saudável, obtiveram captação de recursos junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Ministério do Esporte.

De forma geral, os projetos sempre visaram à democratização das atividades físicas e esportivas para a população carente da cidade. Visto que na realidade da cidade de Gurupi essas práticas encontram-se oferecidas na maioria das vezes pela iniciativa privada, limitando assim, o acesso à população, sobretudo às camadas menos favorecidas economicamente.

As ações desenvolvidas foram de iniciação esportiva (futebol society, futsal, natação, lutas, vôlei e handebol); avaliação física de pessoas que fazem caminhada no Parque Mutuca, bem como em atletas amadores e profissionais; e a oferta de exercícios físicos sistematizados como hidroginástica, dança, ginástica aeróbica e localizada, treinamento funcional e jump. As atividades dos projetos foram ministradas por estagiários sob a supervisão e coordenação pedagógica de professores (as) do curso de Educação Física.

Após breves reformulações dos projetos oferecidos, buscamos oferecer as mesmas ações, embora com maior sustentabilidade. Porém, no formato de programa, atendendo o que é previsto no Regulamento das ações de extensão da Universidade UnirG. Diante disso, foram acampados no Programa de atividades físicas e esportivas (PROAFE) os projetos existentes no curso de Licenciatura em Educação Física: “Paidéia- para além da iniciação esportiva” e no curso de Bacharelado em Educação Física, projeto: “Vida Saudável”.

Com essa reformulação o Proafe ficou com a finalidade de democratizar as práticas esportivas e de atividades físicas sistematizadas para a comunidade carente da cidade de Gurupi. Atualmente são oferecidas as atividades de natação, futebol society, tênis de mesa, kick boxing, Jiu-jitsu, dança, hidroginástica, circuito de treinamento e avaliação física. A Universidade de Gurupi (UMG), também é atendida pelo Proafe com atividades como; ginástica, hidroginástica, dinâmicas de grupo, dança, gincanas e atividades de sociabilização.

Dessa forma, são 350 vagas para as diferentes modalidades oferecidas ao total em nosso programa.

Para maiores informações e contato: 3612-7540. 

 

   NATAÇÃO

 

TURMA:

Segunda e Quarta

TURMA:

Terça e Quinta

08:00 horas

-

Idade: 7 a 9 anos

08:50 horas

-

Idade: 10 a 12 anos

14:30 horas

Idade: 10 a 12 anos

-

15:15 horas

Idade: 13 a 14 anos

-

 

FUTEBOL SOCIETY 

 

 

 

TURMA:

Terça e Quinta - 16:30

TURMA:

Terça e Quinta - 17:30

16:30 horas

Idade: 12 a 13 anos 

Idade: 9 a 11 anos

 

 HIDROGINÁSTICA

 

 

TURMA:

Segunda e Quarta

TURMA:

Terça e Quinta

07:15 horas

 

Idade: 40 anos acima

16:00 horas

Idade: 40 anos acima

Idade: 40 anos acima

16:40 horas

Idade: 40 anos acima

Idade: 40 anos acima

17:20 horas

Idade: 40 anos acima

Idade: 40 anos acima

18:00 horas

Idade: 40 anos acima

Idade: 40 anos acima

 

 TÊNIS DE MESA

 

TURMA:

Segunda e Quarta

15:30 horas

Idade: 12 a 14 anos

16:30 horas

Idade: 15 a 17 anos

 

 

JIU-JITSU

 

 

TURMA:

Terça e Quinta

16:30 horas

Idade: 16 anos acima

17:30 horas

Idade: 18 anos acima