CAPA 29

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INDICE 08

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    SEU DIPLOMA 10          

  A Universidade UnirG é parte de um processo histórico de 34 anos de existência. Iniciou sua trajetória como faculdade isolada, então denominada Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (FAFICH), mantida pela Fundação Educacional de Gurupi (FEG) no período compreendido entre 1985 a1997 quando eram ofertados dois cursos de graduação: Pedagogia e Direito.
  Em 1999, foram criados os cursos emergenciais de História, Matemática e Letras (Português) para atender 60% de professores da rede municipal de Gurupi e 40% de outras localidades.
  Dos cursos emergenciais, o curso de Letras tinha o projeto para curso regular; no entanto em 2001, após a mudança da gestão, foi constatado que sua execução fora a mesma dos cursos emergenciais, por módulos, o que provocou movimento no sentido de adequar aquele curso para aquela turma específica, como emergencial e foi solicitada nova autorização para esse curso, agora para funcionar como, de fato, regular, o que foi finalizado pelo Decreto Governamental 1.138 de 02/03/2001, com a habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas Literaturas; foi criada também a habilitação em Língua Portuguesa e respectiva Literatura, por meio do Decreto Governamental nº 1.571 de 19/08/2002.
  O Curso de Letras se apresentava, em 1999, como Licenciatura em Português (Parecer CEE-TO nº 056/99 de 14/05/1999 e 057 da mesma data), como Letras em regime regular, tendo sido autorizado para funcionamento no dia 14 de maio desse ano.
  Atualmente, o curso teve a Renovação e Reconhecimento do Conselho Estadual de Educação-CEE por mais cinco anos, por meio do Parecer CEE/TO – CES/CP nº 371/2018 378ª PLENÁRIA EM: 19/11/2018, processo 2017/27000/015205, o que coloca em evidência a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo de valores humanísticos.

 

 

 

 

 

 

O curso de Letras do Centro Universitário UnirG pretende formar licenciados em Letras (habilitados em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) visando à formação de profissionais que demandem o domínio da língua estudada e suas culturas, para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, tradutores, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, entre outras atividades, aptos ao exercício do magistério em níveis fundamental e médio com capacidade pedagógica inovadora.